domingo, 24 de abril de 2011

Sobre Van Gogh e a vida


   Vicent Van Gogh procurava a luz, a claridade e o equilíbrio enquanto pintava. Apesar de parecer o inverso disso quando observa-se em suas pinturas sua textura e jogos de cores. Ele pintava assim como quem vive. "Não há prazer sem suor", disse uma vez. Sim, é preciso pintar com suor no rosto, com paixão e intensidade e fazer o mesmo com a vida. O SUOR!
   Entre acessos de loucura e calmaria, como um mar bravo e brando, viveu intensamente os seus últimos dois anos de vida antes de cometer suicídio.
   Van Gogh não era um pintor de girassóis, mas alguém que buscava luz dentro de uma mente profunda, sombria e árdua-como-um-labirinto.
   Por isso, quando decidi fazer um blog tinha que começar com algo especial. Nada mais especial do que falar do tão tempestuoso e estigmatizado Van Gogh. O louco que cortou a orelha, que pintava girassóis e suicidou-se, ou para poucos, o apaixonado, selvagem e inteso homem que viveu seus quadros!
    Sejam bem-vindos, com um bom aperto de mão... Nadyne.

 Vincent (Starry, Starry Night)

"Starry, starry night
Paint your palette blue and grey
Look out on a summer's day
With eyes that know the darkness in my soul
Shadows on the hills
Sketch the trees and daffodils
Catch the breeze and the winter chills
In colours on the snowy linen land"
(música de Don McLean)

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Haa, que delícia ver isso daqui!
    Apreciei muito a sua iniciativa de criar um blog.
    Assim pode compartilhar com o mundo as análises incríveis que você é capaz de fazer.
    Virei aqui sempre ver as atualizações.

    E sim, acho Van Gogh uma figura fantástica.
    Meu conhecimento sobre ele não era além do que aquilo que todos sabem.
    Depois de ter aulas especificamente sobre ele, fiquei impressionado com suas pinturas e o que elas representavam...

    ResponderExcluir
  3. Nadyne, não entendo muito de arte, mas o pouco que sei me faz acreditar que Van Gogh é o maior gênio que já existiu nessa área. Conheci as obras dele na adolescência e desde então tenho comparado as suas obras com as de outros mestres. Nenhum deles me encanta tanto quanto Van Gogh.
    Um abraço!
    p.s. tenho um blog também, onde estou postando textos de filosofia, principalmente de Ralph Waldo Emerson, americano que viveu no século XIX. Se visitar o blog, por favor, deixe alguma crítica ou sugestão. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Arthur! Obrigada por comentar meu blog!! Com certeza terei o prazer de passar no seu e dar uma olhada!! Abraço!

    ResponderExcluir